quarta-feira, 28 de julho de 2010

CICLO: "Os melhores filmes sobre fotografia”

O Núcleo de Fotografia de Campinas - Nufca e o Museu da Imagem e do Som de Campinas - MIS promovem a CICLO: "Os melhores filmes sobre fotografia”. Foram escolhidos 03 filmes da lista de melhores filmes publicada pela Revista American Photo: JANELA INDISCRETA, de Alfred Hitchcock, mostra um fotógrafo espiando através da janela de seu apartamento a vida dos vizinhos; A PELE, UM RETRATO IMAGINÁRIO DE DAINE ARBUS, de Steven Shainberg, conta a história de Diane Arbus e BLOW-UP, de Michelangelo Antonioni, é um filme carregado de simbolismos e de referências estéticas da década de 60.

Programação:

Dia: 04 / 08 / 2010 (quarta-feira) – 19 horas – Bate-papo após a Exibição
A PELE, UM RETRATO IMAGINÁRIO DE DIANE ARBUS - 122 min.
Direção: Steven Shainberg
Ano: 2006 – (EUA)
Elenco: Nicole Kidman, Robert Downey Jr., Ty Burrell
Sinopse: A Pele toma como história o livro de Patricia Bosworth sobre uma das mais originais fotógrafas da década de 60, Diane Arbus. Diane (Nicole Kidman) começa a sentir um esvaziamento de sua vida, norteada pela devoção à casa, aos filhos e ao marido, do qual é assistente na fotografia publicitária. Incentivada pelo marido, Diane começa a fotografar profissionalmente, mas, suas fotografias são sempre inusitadas. A fotografia é de Bill Pope o mesmo da trilogia Matrix. A Pele concentra-se muito mais na vida particular e pessoal de Diane do que no seu trabalho. No inicio da década de 60, Diane se separou de Allan Arbus e começou a experimentar seu trabalho. Foi fotojornalista para algumas revistas da época como Esquire e Harper’s Bazaar. Posteriormente recebeu duas bolsas Guggenheim, nesta época já tinha um trabalho diferenciado e utilizava o flash em fotografias diurnas. Teve sua primeira exposição em 1967, suicidando-se em 1971 com os pulsos cortados e uma overdose de barbitúricos. Um de seus admiradores era Stanley Kubrick, que se inspirou em uma de suas fotografias para compor as assustadoras gêmeas de O Iluminado.


Dia: 05 / 08 / 2010 (quinta-feira) – 19h - Bate-papo após a Exibição
JANELA INDISCRETA - 112 min.
Direção: Alfred Hitchcock
Ano: 1954
Elenco:. James Stewart , Grace Kelly, Wendell Corey, Thelma Ritter
Sinopse: Jeff (James Stewart) é um repórter incapacitado de exercer sua profissão temporariamente, por causa de uma perna quebrada. Como ele é muito ativo, suas fotos sempre foram de situações perigosas ao extremo, Jeff precisa urgentemente de algo para ocupar o seu tempo livre. Espiando através da janela de seu apartamento a vida dos vizinhos, ele passa a desconfiar que um homem matou sua mulher e escondeu o corpo. Com a ajuda de sua noiva Lisa (Grace Kelly), Jeff vai, a todo custo, tentar provar que está certo em um divertido e voyerístico filme do 'Mestre do Suspense'.





Dia: 07 / 08 / 2010 (sábado) - 19h30min – Bate-papo após a Exibição

BLOW-UP - 114 min.
Direção: Michelangelo Antonioni
Ano: 1966 – (Inglaterra/Itália)
Elenco: Vanessa Redgrave, Sarah Miles, David Hemmings, Jane Birkin
Sinopse: Filme clássico que marcou a década de 60. Rodado na Inglaterra, o filme é carregado de simbolismos e de referências estéticas da época. O enredo enfoca o envolvimento de um fotógrafo em um crime, que ele descobre ao ampliar fotos feitas em um parque. Prêmios: Palma de Ouro em Cannes.











LOCAL: Museu da Imagem e do Som – Campinas
Palácio dos Azulejos
Rua: Regente Feijó, 859


Programação sujeita a alterações
Entrada Franca (40 lugares)
Apoio 100% Vídeo

Nenhum comentário:

Postar um comentário