II Ciclo de Palestras


II Ciclo de Palestras Imagens de um Sonho
de 22 a 27 de outubro de 2012
na Sala Imagens de um Sonho - Museu da Imagem e do Som de Campinas
inscrições gratuitas


Por ocasião da 6ª edição do Festival Hercule Florence, o Núcleo de Fotografia de Campinas - NUFCA, organiza e promove o II CICLO DE PALESTRAS IMAGENS DE UM SONHO, com o objetivo de difundir o conhecimento e a experiência prática de fotógrafos de Campinas e região sobre a linguagem e técnica fotográfica e valorizar os talentos regionais.

Esta é a quarta participação do NUFCA na organização e promoção de eventos no Festival Hercule Florence. Neste ano o Ciclo irá acontecer na semana de 22 a 27 de outubro, na Sala Imagens de um Sonho, no Museu da Imagem e do Som de Campinas e contará com a programação abaixo:

Inscrições Gratuitas no período de 19/09 a 19/10/2012
por e-mail nucleodefotografiadecampinas@yahoo.com.br

obs: Faça sua inscrição nas palestras que vai assistir. Escreva no e-mail, por exemplo: solicito minha inscrição na palestra "dia 22 de outubro (segunda-feira) – 20hs - Planejando a Abertura da sua Empresa".
Você pode se inscrever em quantas palestras quiser!
vagas limitadas a capacidade da sala: 75 lugares

Programação do II Ciclo de Palestras Imagens de um Sonho
local: MIS Campinas – Palácio dos Azulejos - Rua Regente Feijó, 859, Centro
Campinas – São Paulo – CEP 13.013-150

dia 22 de outubro (segunda-feira) – 20hs - Planejando a Abertura da sua Empresa: A palestra visa apresentar aos participantes a importância e os conceitos da constituição de uma empresa, abordando as necessidades do empreendedor, do empreendimento e da parte legal, tipos de empresa e o Micro Empreendedor Individual. (precisa de 20 inscritos para ser realizada)

Reginaldo Aparecido de Oliveira - Especialista em Contabilidade, Auditoria e Controladoria pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo e graduação em Programa Especial de Formação Pedagógica pela Universidade Bandeirante de São Paulo com Habilitação em Matemática. Trabalha no SEBRAE Campinas no atendimento aos empresários e futuros empreendedores, além de atuar como Professor Universitário nas cidades de Campinas e Hortolândia-SP.

dia 23 de outubro (terça-feira) – 20hs - Fotografia de Palco: A palestra pretende abordar questões técnicas e conceituais da fotografia de palco (teatro, dança, shows musicais, circo) através da vivência do fotógrafo convidado bem como de trabalhos de outros profissionais do mercado nacional e estrangeiro.

Eduardo Mello - Formado em Cinema e Vídeo pelo Instituto de Artes e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense. É professor do Departamento de Comunicação Digital da Universidade Paulista e do Departamento de Comunicação Social do Grupo Universitário IPEP. Ministra oficinas promovidas pelas Oficinas Culturais Regionais do Estado de São Paulo desde 2010. Em Campinas, teve seus trabalhos fotográficos expostos em mostras coletivas no MACC, MIS e Estação Cultura. Na fotografia de palco, já fotografou nomes do teatro como Débora Falabella, Tonico Pereira, Denise Fraga, Milton Gonçalves, Maria Padilha, Luis Melo, Maria Alice Vergueiro e nomes da música como Maria Rita, Diogo Nogueira, Luiza Possi, entre outros.

dia 24 de outubro (quarta-feira) – 20hs - Light Painting: A fotografia é a escrita da luz. Uma das técnicas que leva esse conceito ao pé-da-letra é o light painting, uma técnica usada para registrar movimentos de luz, através de longas exposições, geralmente em ambientes escuros. A apresentação será teórica, com uma passagem pela técnica do light painting ao longo da história da fotografia, e serão apresentados trabalhos de fotógrafos contemporâneos. (TRAGA UMA LANTERNA)

Kora Prince - Atualmente é produtora de projetos culturais e produtora de vídeos institucionais e curtas-metragens, ministra oficinas de produção e fotografia para jovens e iniciantes. Atuou com produção de vídeos comerciais e roteirista de programas televisivos educativos, fotógrafa de books e eventos. Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e pós-graduanda em Artes Visuais, Intermeios e Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

dia 25 de outubro (quinta-feira) – 20hs - Contratos de Serviço: O tema é tão importante para os prestadores de serviços envolvidos com fotografia, que cabe uma exposição a respeito da necessidade de sua contratação formal, assim como dos requisitos e condições necessárias para que seja revestido de validade jurídica; e principalmente atentando para que não se utilize apenas um modelo padrão, descuidando da previsão e das condições específicas exigidas em cada serviço, dentre elas o orçamento como parte fundamental, que é o documento que antecede o contrato.

Almir Batista - Advogado Civil e Trabalhista graduado pela UNIP, em pós-graduação “lato sensu” em Direito Material, Processo Civil e do Trabalho pela ESANC/PROORDEM. Também graduado em Engenharia mecânica Industrial pela UNIMEP e Administração de Empresas pela UNC. É fotógrafo e associado ao Núcleo de Fotografia de Campinas - NUFCA.

dia 26 de outubro (sexta-feira) – 20hs - Fotografia de Natureza e Cultura: Fotografar natureza e cultura popular é um desafio vivido a cada clique, é preciso estar no lugar certo e na hora certa, estar integrado ao meio, possuir o equipamento correto e habilidade para capturar a cena que deseja, sem deixar o momento escapar. É sobre isso que o fotógrafo Tiago Degaspari vai abordar em sua palestra.

Tiago Degaspari - é fotógrafo profissional atuante nas áreas de fotografia social, empresarial, publicitária e imersiva (panoramica 360). Atualmente é colunista e fotógrafo freelance da revista Acontece Regional e fotógrafo oficial do portal ECOFOTO. Entre as atividades ministra cursos e workshops de fotografia básica e avançada, atua como guia/fotógrafo de natureza e tradições culturais/populares levando grupos de fotógrafos (iniciantes, amadores e profissionais) a diversos pontos do Brasil para fotografar.

dia 27 de outubro (sábado) – 16hs - Fotografia e Questões Jurídicas: O profissional deve sempre atentar para o uso indevido de imagens, caso em que pessoas, alegando dano moral, entram com ações judiciais, com pedido de indenizações vultosas, alegando constrangimentos e dor subjetiva mais intensa do que simples aborrecimentos, fugindo à normalidade do dia-a-dia causando desequilíbrio emocional, interferindo em seu bem-estar, e tudo isto pode acontecer com uma única e simples imagem. O profissional deve saber os limites do uso das imagens de que é autor, para prevenir danos morais e saber o correto uso delas.

Almir Batista - Fotógrafo e Advogado Civil e Trabalhista graduado pela UNIP, em pós-graduação “lato sensu” em Direito Material, Processo Civil e do Trabalho pela ESANC/PROORDEM. Também graduado em Engenharia mecânica Industrial pela UNIMEP e Administração de Empresas pela UNC. É associado ao Núcleo de Fotografia de Campinas - NUFCA.

dia 27 de outubro (sábado) – 17h30 - Impressão digital: A palestra irá versar sobre o fluxo de trabalho para impressão fine art. Assuntos como, por exemplo, preparação de arquivos, espaços de cor, calibração, tipos de papéis para impressão e pigmentos serão apresentados para que o participante tome conhecimento do que é preciso para um impressão com qualidade.

Fernando Righetto - Formado em publicidade e propaganda e pós-graduado em marketing. Proprietário da FR Fine Art, atelier de impressão Fine Art de Campinas, trabalhou por 20 anos com produções publicitárias, dentro de estúdios de fotografia, vídeo e áudio, agências, gráficas e bureaus de impressão. Como fotógrafo, busca soluções para a revelação, acondicionamento e exposição dos seus trabalhos, encontrando a solução nos modernos equipamentos de impressão fine art.

dia 27 de outubro (sábado) – 19hs - Com quantos clicks se faz um registro?O objetivo da palestra é ajudar a refletir sobre o exagero de registros fotográficos. É simples dizer que isso está acontecendo por causa do fácil acesso às câmeras e o avanço da tecnologia digital, mas qual a razão de tantas pessoas quererem registrar praticamente tudo e em grandes quantidades de um mesmo momento? Por que a necessidade de compartilhar cada imagem com amigos e familiares? E se todos estão registrando, quem está apreciando o momento? Qual a importância de uma imagem, seu objetivo e como valorizar cada click?

Carol Beatrice - Nasceu na Inglaterra e veio ao Brasil em 1983. Aos 14 anos ganhou sua primeira câmera e a partir de então apaixonou-se pela arte de fotografar. Formou-se em Fotografia Digital em 2008 e em seguida foi convidada a fazer algumas palestras. Participou de exposições coletivas no MIS, CEPROCAMP e Casa do Lago da Unicamp com o Núcleo de Fotografia de Campinas - NUFCA. Foi premiada no I Concurso de Fotografia de Campinas com o tema “Visite Campinas”. Já trabalhou com eventos em geral no Brasil, Inglaterra e França. Atualmente está fazendo fotos autorais com ênfase em arte e música.

Realização: Apoio: Parceiro:

Nenhum comentário:

Postar um comentário